Os cristais formam-se na natureza quando das profundezas da terra , gases e soluções ricas em minerais, superaquecidos, chegam à superfície e arrefecem.
Ao arrefecerem, os átomos começam a combinar-se em ligações estáveis e equilibradas constituindo modelos tridimensionais e regulares. Os cristais crescem até todos os átomos livres estarem combinados ou até que mudem as condições de pressão ou temperatura.
As suas propriedades derivam da disposição metódica e única e da estabilidace da sua estrutura atómica. Quando sujeitos a forças exteriores, como calor, pressão, electricidade ou luz, os cristais ajustam-se internamente para restabelecer a sua estabilidade interna.
É esta propriedade que torna os cristais tão importantes nas áreas tecnológicas.Não sabendo como os cristais podem afectar e ajudar os processos regenerativos do corpo e da mente, pensa-se que a sua própria natureza aumenta os níveis de energia que está à sua volta.
Colocar cristais, a matéria mais antiga do Universo, perto de um desiquilibrio energético, seja físico, mental ou emocional pode estimular os nossos sistemas de energias a restabelecer os nossos modelos harmónicos de saúde.
Para quem se interessa por cristais e não sabe por onde começar um pedaço de quartzo rosa no quarto, ajudará a manter uma atmosfera leve e positiva. Este cristal tem ligações com o coração e as emoções. Deve se limpo depois de adquirido e regularmente enquanto exposto.
Livro de consulta: Cristais de Simon Lilly