sábado, 11 de outubro de 2008

A VELHA PÁ


Não resisti... o arbusto luxuriante, as flores miúdas e perfeitas, o contraste dos verdes...destacando-se da parede rústica... e a velha pá!
Quanta terra terá esta pá preparado para que a beleza das flores nos encha os olhos de alegria?
Não sei porquê achei esta pá o melhor adorno do canteiro! Quando as flores murcharem, talvez seja ela a mexer a terra, a arejar as raízes e a fazer nascer de novo a beleza!
Coisas que a vida faz acontecer e às quais tantas vezes não damos atenção!


Foto de Ana Oliveira

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

BÉBÉS

Todos os filhotes são lindos, mas as focas bébés são, talvez, das crias mais expressivas do reino animal.

Peça executada pela Raija Durão
Estes pequenos animais, belos, frágeis, e indefesos nas imensidões geladas, onde para além dos predadores naturais, que seguem o instinto de sobrevivência, estão sujeitos à crueldade humana, foi o que tornou este trabalho tão especial e inspirou a Raija na sua criação.
A Jarra foi trabalhada com o fundo em marcassita, coberta de prata, com tiras transversais e barras em ouro mate.
Fotos de Ana Oliveira

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TEIMOSIA


Como hoje não dá para carregar as fotos que escolhi - isto está pra lá de teimoso - deixo uma linda folha de um arbusto de que não sei o nome mas sempre me deixa maravilhada pelas suas folhas novas, que nascem neste tom de castanho, para se tornarem verdes quando crescem e por terem uns tufos a lembrar castanhas.


Foto de Fernando Gomes

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O REGRESSO


Embora o Atelier não tenha parado de funcionar todo o verão, quase todo o mundo já voltou aos pincéis.
Revigoradas pelas férias e cheias de saudades do cheiro das tintas, das artimanhas da mufla, do convívio com as colegas e do meu, já conhecido, mau feitio...as meninas vêm prontas para novas aventuras com as loiças, as telas e tudo o mais que a nossa imaginação descobre para cobrir de tinta!
Há que começar a preparar a exposição anual, há que começar a pensar no Natal e nos presentes.
Claro que eu sei como vai ser...na véspera da inauguração da exposição ainda estarei a fazer uma mufla às tantas da noite para estar pronta no dia seguinte...e na semana do Natal vai ser o "Deus me acuda" de sempre com os atrasos!
Mas e como é que nós, especialmente eu, conseguiríamos passar sem tudo isto? Nem o Ano se mudava de Velho em Novo se esta animação nos faltasse em Dezembro.
Ainda bem que estão de volta, que há ternuras, partilhas e gargalhadas que fazem falta! Sempre!
Fotomontagem de Ana Oliveira

terça-feira, 7 de outubro de 2008

CORES


Na minha mão todas as cores que restaram do Verão.
Em jeito de memória.
Que o Outono, nas lindas cores quentes e nos dias ensombrados pela chuva que não cai, tem a sua beleza, às vezes triste, às vezes nostalgica, muitas vezes a saber a aconchego e a chocolate quente.
Mas hoje apeteceu-me lembrar a luminosidade do verão a brincar na palma da minha mão.
Fotomontagem de Ana Oliveira

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CRISTAIS - AMETISTA


As pedras roxas e violetas estão ligadas à mente, à inspiração, à empatia, à cura e intuição.
Ajudam a reequilibrar os extremos energeticos do corpo.
A ametista é um dos cristais mais úteis e usados na terapeutica do combate ao stress dado que traz estabilidade, força, revigoração e paz.
É uma boa pedra para meditar porque acalma a mente, clarifica as percepções mais agudas que temos do universo que nos rodeia e nos permite uma maior tomada de consciencia do nosso eu para além do corpo fisico.
Na prática pode ser usada para aliviar dores de cabeça, provocadas por tenções que causam bloqueios de energia, colocando duas amestistas na base do pescoço e outra no meio da testa, com as pontas viradas para cima. Se as dores de cabeça estiverem relacionadas com mal estar provocado por alimentos, pode colocar-se também um citrino ou uma pedra da lua sobre o estômago.
Livro de consulta de Simon Lilly

domingo, 5 de outubro de 2008

BRINCANDO COM FLORES


O que restou de um lindo ramo de flores brancas, deu uma pequenina jarra que me permitiu encher a tarde de domingo de tentativas para fazer um arranjo que não fosse o desastre do costume e depois tirar as fotos. Ficou no ar o perfume das rosas e esta brincadeira que vos deixo.


Fotomontagem Ana de Oliveira

ALENQUER


No Concelho de Alenquer, junto à zona protegida da Serra de Montejunto e inserida entre matas e vinhedos, situa-se a linda Quinta do Valle do Riacho, onde ontem se realizou o casamento do filho de uma das minhas alunas mais antigas. Aos Pais, parabéns pelo lindo dia, ao noivo, que
conheço desde os tempos de escola, os meus votos de longa e feliz vida ao lado da sua amada.
A foto mostra uma das janelas, emolduradas de buganvilia, que dão para o magnifico Pavilhão, restaurado e adaptado a eventos como o de ontem.
A zona de Alenquer é rica em beleza natural e história, e esta quinta, que para além de eventos se dedica à produção vitivinícola, hortícola, florestal e agricultura biológica, é uma jóia, em recuperação, construída nos finais do séc.XVII, que vale uma visita detalhada.


Foto de Ana Oliveira