IMARI - Japão.Decoração caracterizada pelo uso das cores azul ,vermelho e ouro, embora em alguns casos menos comuns também apareçam as cores verde e amarelo.O nome destas peças deve-se ao facto de terem sido manufacturadas em fábricas situadas perto da cidade de Imari, porto de mar por onde eram exportadas as porcelanas aí produzidas.
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SATSUMA - Peças de protoporcelana, pasta entre a cerâmica e a porcelana, produzidas na provincia Japoneza de Satsuma, por artifices coreanos. Estas peças apresentam após a vidragem uma cor amarelada com craquelado muito fino.O tamanho deste craquelado depende do manuseamento da pasta.As primeiras peças foram utensilios para a cerimónia do chá e eram nas cores creme-rosado, cinzento e preto, imitando a cerâmica chineza Tang, ou cor de tartaruga.Este tipo de peças nunca foi exportado.No final do séc. XVIII a decoração com esmaltes e ouro, que era usado sólido e não liquido, inspirada na cerâmica de Kioto começou a ser exportada para o Ocidente.Os desenhos característicos destas peças representam Buda e os seus discípulos, mulheres, figuras de samurais, paisagens, flores e padrões de brocados.
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Kakiemon - Japão, pintura caracterizada pela assimetria dos desenhos pintados nas peças, sobre fundo branco e pelo uso das cores: azul de cobalto, vermelho de ferro, amarelo e verde.Produzida pelos fornos de Arita.
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PORCELANA DE DRESDEN - Augusto, o Forte, principe Saxonico, sempre sonhou produzir o "ouro branco", que chegava da China e do Japão.Encarregou o aprendiz de farmacêutico e alquimista Böttger de conseguir encontrar o segredo da pasta de porcelana, instalado no forte de Dresden. Em 1709, Böttger conseguiu a primeira fornada de porcelana branca, bem sucedida. Para esconder o segredo, Augusto instalou a manufactura num local onde ninguém pudesse entrar ou sair sem ser autorizado e onde os empregados trabalhassem e vivessem isolados. O local escolhido foi o castelo de Albrecht, nos arredores de Dresden, na localidade de Meissen. Assim a porcelana de Meissem foi a primeira porcelana Europeia.
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Folha de Tabaco - Companhia das Indias - Familia Rosa. Outra composição
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China Azul - Porcelana branca, decorada a azul cobalto. Dinastia Ming, período Wanli (1573-1619)
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FOLHA DE CHÁ - Travessa de Companhia das Indias, disnastia Quing, nas cores: preto, vermelho ferro, dourado e família rosa, com elementos vegetalistas ditos "Folha de Chá".
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FOLHA DE TABACO - Companhia das Indias - Familia Rosa. Com diversos motivos florais e vegetais, rica em cor e realçada a ouro, esta decoração foi desenvolvida na china, durante o seculo 17, no período da dinastia Quing, para encomendas Portuguesas.
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NABESHIMA - Prato de porcelana Japonesa. Estas peças eram produzidas pelos fornos de Arita para a familia Nabeshima. As cores usadas eram o azul cobalto, o vermelho ferro, o verde e amarelo. Periodo Edo, sec.17.
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IZNIK - nome pelo qual são conhecidas as faianças produzidas pelos fornos da cidade turca de Iznik. A corte Otomana deslumbrada pela beleza e técnica das porcelanas Yuan e Ming, impulsionaram a produção de cerâmicas com decorações cujas cores apareceram em três etapas: o azul cobalto. o turquesa e purpura e por fim o vermelho e verde.
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COMPANHIA DAS INDIAS - FAMILIA ROSA.A porcelana chinesa foi introduzida na Europa pelos Portugueses.O nome Companhia das Indias é normalmente associado às peças chinesas trazidas para a Europa tanto pelos Portugueses como por outros paízes Europeus que formaram Companhias para o transporte marítimo entre o Ocidente e o Oriente,principalmente com a China mais do que com a India.O nome de Família Rosa deve-se ao historiador Jacquemart, que classificou a porcelana chinesa de acordo com as cores usadas na decoração.Assim a Família Rosa deve o nome ao uso da cor rosa - rouge de cassius - descoberta pelos Holandeses e que sucedeu à Familia Azul e Familia Verde.
Um raio de sol
De Pedrasnuas . Obrigada
ANJO DE LUZ
Obrigada Noémia Travassos
PRÉMIO DARDO RECEBIDO DE "PEDRAS NUAS" DO BLOG "SEI LÁ"
OBRIGADA
PARABÉNS LILI
500 SEGUIDORES
PARABÉNS WALLARTE
- " A função da Arte é abrir portas, e não fechá-las!"
14 comentários:
A pele molhada
lembra o céu
cor rosa
da alvorada
Quero enxergar apenas
a Rosa
e esquecer os espinhos...
♥♥♥
Um beijo
Naft
Linda a rosa que se abre, ao toque de cetim...
À pele roubou a cor...
E, nos dedos que a tocam, deixa gotas de orvalho de madrugadas por dormir...
Beijos
Quando a pele molhada de rosas tem o toque de cetim...belas as tuas palavras! Beijos.
Uma imagem MAGNIFICA!!!!
Um abraço e uma óptima semana para si Ana Oliveira,
Maria Lemos
Maria
Obrigada por continuar de forma tão adequqda as minhas palavras...
Um Beijo
Ana
Naft
É mesmo o que há a fazer porque rosas sem espinhos só as criadas pela mão do homem...e aí se perde a essência e naturalidade.
Beijos
Ana
Simolesmenteeu
O que nos dói são as madrugadas por dormir..no entanto é por elas que ansiamos se nos trazem a o toque e a pele!
Beijos
Ana
Paula
Obrigada...as palavras são, às vezes, como nascentes escondidas...como torrentes que não controlamos.
Boa semana
Beijos
Ana
Maria
A foto é da Galeria pública de Paulalface, em olhares.com, que tem macro-fotos lindissimas.
Obrigada, para si também uma boa semana.
Beijos
Ana
Ana,
Eu é que agradeço as suas palavras
despertarem as minhas...
Um Beijo
Maria
Maria
É então uma boa parceria...um mote e um romper de palavras!
É bom.
Beijos
Só molhadas as rosas atingem o maximo da sua beleza...
É, nesse momento, que são a essência do toque... e o cetim da pele...
Beijos
Simplesmenteeu
Nada como uma rosa molhada, orvalhada de pequenas petalas de cristal...
Cetim...pele...
Beijos
Ana
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