Acabei de postar um textículo meu na Minha Travessa, intitulado "O mal e a caramunha". Adivinha(em) sobre quem é... Sobre a «senhora» M. Proença... E tem uma foto dela muito sugstiva...Se quiseres(em) ter a bondade de lá ir e cumentar (com o) fico à vossa espera. Obrigado.
Estive a ver e ler os conteúdos desde a minha última passagem e fiquei especialmente agradado com o conceito expresso no texto da Esquível. É uma coisa que faz sentido para mim e é, aliás, objecto conceptual de alguns dos meus trabalhos mais elaborados, que poderás encontrar em posts na Fénix, em Junho e Julho.
Quanto a este post, de alguma forma poderia assumir o mesmo sentir. Sonho e realidade, os ciclos do tempo, tudo faz parte de uma mesma unidade.
Beijinhos
P.S. - Respondi aos comentários feitos ao meu post "A PROPÓSITO DE UMA IGUANA", como de costume, na mesma página em que foram colocados.
A Laura Esquível tem uma forma muito própria de pôr questões que são importantes e se tornam tão simples ditas por ela. Entendo o que queres dizer...eu tenho lido os posts, apenas nem sempre comento!
Quanto a este post...era isso mesmo: sonho e realidade. Ou a forma como a realidade também pode ser um sonho.
Quanto às tuas respostas, como eu faço o link dos comentários para o meu mail, recebo sempre as respostas, o que me permite lê-las assim que saem.
IMARI - Japão.Decoração caracterizada pelo uso das cores azul ,vermelho e ouro, embora em alguns casos menos comuns também apareçam as cores verde e amarelo.O nome destas peças deve-se ao facto de terem sido manufacturadas em fábricas situadas perto da cidade de Imari, porto de mar por onde eram exportadas as porcelanas aí produzidas.
A ARTE PELO MUNDO
SATSUMA - Peças de protoporcelana, pasta entre a cerâmica e a porcelana, produzidas na provincia Japoneza de Satsuma, por artifices coreanos. Estas peças apresentam após a vidragem uma cor amarelada com craquelado muito fino.O tamanho deste craquelado depende do manuseamento da pasta.As primeiras peças foram utensilios para a cerimónia do chá e eram nas cores creme-rosado, cinzento e preto, imitando a cerâmica chineza Tang, ou cor de tartaruga.Este tipo de peças nunca foi exportado.No final do séc. XVIII a decoração com esmaltes e ouro, que era usado sólido e não liquido, inspirada na cerâmica de Kioto começou a ser exportada para o Ocidente.Os desenhos característicos destas peças representam Buda e os seus discípulos, mulheres, figuras de samurais, paisagens, flores e padrões de brocados.
A ARTE PELO MUNDO
Kakiemon - Japão, pintura caracterizada pela assimetria dos desenhos pintados nas peças, sobre fundo branco e pelo uso das cores: azul de cobalto, vermelho de ferro, amarelo e verde.Produzida pelos fornos de Arita.
A ARTE PELO MUNDO
PORCELANA DE DRESDEN - Augusto, o Forte, principe Saxonico, sempre sonhou produzir o "ouro branco", que chegava da China e do Japão.Encarregou o aprendiz de farmacêutico e alquimista Böttger de conseguir encontrar o segredo da pasta de porcelana, instalado no forte de Dresden. Em 1709, Böttger conseguiu a primeira fornada de porcelana branca, bem sucedida. Para esconder o segredo, Augusto instalou a manufactura num local onde ninguém pudesse entrar ou sair sem ser autorizado e onde os empregados trabalhassem e vivessem isolados. O local escolhido foi o castelo de Albrecht, nos arredores de Dresden, na localidade de Meissen. Assim a porcelana de Meissem foi a primeira porcelana Europeia.
A ARTE PELO MUNDO
Folha de Tabaco - Companhia das Indias - Familia Rosa. Outra composição
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China Azul - Porcelana branca, decorada a azul cobalto. Dinastia Ming, período Wanli (1573-1619)
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FOLHA DE CHÁ - Travessa de Companhia das Indias, disnastia Quing, nas cores: preto, vermelho ferro, dourado e família rosa, com elementos vegetalistas ditos "Folha de Chá".
A ARTE PELO MUNDO
FOLHA DE TABACO - Companhia das Indias - Familia Rosa. Com diversos motivos florais e vegetais, rica em cor e realçada a ouro, esta decoração foi desenvolvida na china, durante o seculo 17, no período da dinastia Quing, para encomendas Portuguesas.
A ARTE PELO MUNDO
NABESHIMA - Prato de porcelana Japonesa. Estas peças eram produzidas pelos fornos de Arita para a familia Nabeshima. As cores usadas eram o azul cobalto, o vermelho ferro, o verde e amarelo. Periodo Edo, sec.17.
A ARTE PELO MUNDO
IZNIK - nome pelo qual são conhecidas as faianças produzidas pelos fornos da cidade turca de Iznik. A corte Otomana deslumbrada pela beleza e técnica das porcelanas Yuan e Ming, impulsionaram a produção de cerâmicas com decorações cujas cores apareceram em três etapas: o azul cobalto. o turquesa e purpura e por fim o vermelho e verde.
A ARTE PELO MUNDO
COMPANHIA DAS INDIAS - FAMILIA ROSA.A porcelana chinesa foi introduzida na Europa pelos Portugueses.O nome Companhia das Indias é normalmente associado às peças chinesas trazidas para a Europa tanto pelos Portugueses como por outros paízes Europeus que formaram Companhias para o transporte marítimo entre o Ocidente e o Oriente,principalmente com a China mais do que com a India.O nome de Família Rosa deve-se ao historiador Jacquemart, que classificou a porcelana chinesa de acordo com as cores usadas na decoração.Assim a Família Rosa deve o nome ao uso da cor rosa - rouge de cassius - descoberta pelos Holandeses e que sucedeu à Familia Azul e Familia Verde.
Um raio de sol
De Pedrasnuas . Obrigada
ANJO DE LUZ
Obrigada Noémia Travassos
PRÉMIO DARDO RECEBIDO DE "PEDRAS NUAS" DO BLOG "SEI LÁ"
OBRIGADA
PARABÉNS LILI
500 SEGUIDORES
PARABÉNS WALLARTE
- " A função da Arte é abrir portas, e não fechá-las!"
18 comentários:
Belas "palavras rimadas" em cenário a condizer. Gosto.
Bom fim-de-semana, Ana
Muito bonito! Gostei de te ler. Beijos.
Aninhas & mais malta
Acabei de postar um textículo meu na Minha Travessa, intitulado "O mal e a caramunha". Adivinha(em) sobre quem é... Sobre a «senhora» M. Proença... E tem uma foto dela muito sugstiva...Se quiseres(em) ter a bondade de lá ir e cumentar (com o) fico à vossa espera. Obrigado.
Qjs & abraços
Á tecedeira de sonhos'
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Recordo-me da 'tecedeira de anjos'.
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Felicidades.
Tudo de bom por aí
gostei das tuas palavras.
esperança diria eu.
um beij
Cigarra
Palavras desgarradas...às vezes.
Palavras que sem saber dizem o que ainda não sabia...às vezes.
Obrigada
Beijos
Ana
Paula
Obrigada...muito.
Beijos
Ana
Henrique
Já lá fui...já disse de minha justiça.
Beijinhos
Ana
De-Proposito
Nem me lembrei...e a imagem é bem menos limpida e cândida do que a da lua.
Obrigada pelos bons votos.
Ana
Piedade
Esperança...
Gostei da ideia.
Obrigada
Um beijo
Ana
Liliana
Como tudo na natureza...é um circulo...entre o nascimento e a morte...tudo se renova.
Beijos
Ana
Gostei de te ler, Ana.
Um abraço
Estive a ver e ler os conteúdos desde a minha última passagem e fiquei especialmente agradado com o conceito expresso no texto da Esquível. É uma coisa que faz sentido para mim e é, aliás, objecto conceptual de alguns dos meus trabalhos mais elaborados, que poderás encontrar em posts na Fénix, em Junho e Julho.
Quanto a este post, de alguma forma poderia assumir o mesmo sentir. Sonho e realidade, os ciclos do tempo, tudo faz parte de uma mesma unidade.
Beijinhos
P.S. - Respondi aos comentários feitos ao meu post "A PROPÓSITO DE UMA IGUANA", como de costume, na mesma página em que foram colocados.
Lindo este post...tecedeira de sonhos, e, linda também a montagem!!!
jhs
Benó
Obrigada
Um abraço para si
Ana
Antonior
A Laura Esquível tem uma forma muito própria de pôr questões que são importantes e se tornam tão simples ditas por ela.
Entendo o que queres dizer...eu tenho lido os posts, apenas nem sempre comento!
Quanto a este post...era isso mesmo: sonho e realidade. Ou a forma como a realidade também pode ser um sonho.
Quanto às tuas respostas, como eu faço o link dos comentários para o meu mail, recebo sempre as respostas, o que me permite lê-las assim que saem.
Obrigada pela gentileza do comentário.
Um abraço
Ana
Maria Clarinda
Obrigada.
A lua é fonte de tantos sonhos...
Beijos
Ana
Muito bonito :)
Susana
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