quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TEIMOSIA


Como hoje não dá para carregar as fotos que escolhi - isto está pra lá de teimoso - deixo uma linda folha de um arbusto de que não sei o nome mas sempre me deixa maravilhada pelas suas folhas novas, que nascem neste tom de castanho, para se tornarem verdes quando crescem e por terem uns tufos a lembrar castanhas.


Foto de Fernando Gomes

6 comentários:

Anónimo disse...

Ana bom dia
Tenho andado sem tempo para comentar. Vim deixar votos de um bom dia.

Isaura disse...

Olá Ana, esta planta é linda e as côres por que passa são um espectáculo.
Bom fim de semana
Isaura

Benó disse...

A planta que nos apresenta é Ricino ou Mamona.Convém esclarecer que as sementes são tóxicas pois mais de 3 sementes podem matar uma criança e mais de 8 um adulto. No entanto, o óleo de ricino, tão conhecido, que se obtém das próprias sementes não é tóxico dado que a proteína ricina não é solúvel no óleo.
É realmente um arbusto bonito que podemos ver, pelo menos aqui pela minha zona, nascer espontâneamente junto às bermas das estradas.

Um beijo

Ana Oliveira disse...

Fatima
Obrigada pela visita.
Bom fim de semana para si.
Beijos
Ana

Ana Oliveira disse...

Isaura,
Esta planta, da qual`há vários exemplares junto de minha casa é realmente linda, no seu conjunto e nos pequenos pormenores.

Bom fim de semana
Beijos
Ana

Ana Oliveira disse...

Benó
Fico agradecidíssima pela explicação, dado que acho uma planta linda, da qual existem vários exemplares junto de minha casa e que tanto de verão como de inverno são lindissimas, pelas cores, pelo formato da folha, pelo conjunto todo. Não imaginava que dela se extraísse o célebre óleo de ricino...de tão má memória para as crianças que foram os nossos pais...

Bom fim de semana

Beijos

Ana