sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CRISTAIS - TURMALINA PRETA











Enquanto as pedras brancas reflectem a luz, as pretas absorvem-na.

São geralmente de ligação à terra e servem de ancora à energia necessária ao nosso equilíbrio físico, mental e emocional.
A turmalina negra é uma pedra protectora que repele as energias densas e negativas dos ambientes pesados ou conflituosos.
Por ser um cristal estriado e longo é um bom transferidor de energia.
Concentra, protege e inspira todos os que trabalham com a criatividade nas artes como os pintores, músicos, actores, escritores, etc.
Os modernos equipamentos eléctricos em geral, especialmente televisões e computadores geram poderosos campos electromagnéticos que desequilibram e interferem na nossa energia. Colocar uma pedra de turmalina negra junto do ecrã do computador ajudará a neutralizar os efeitos nocivos, diminuindo o cansaço e irritabilidade.
Estes cristais devem ser limpos com bastante frequência.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CORDA SECA TOTAL


O processo da corda seca foi desenvolvido ao longo do século XV por artífices mouriscos na cidade de Sevilha.Este processo consistia na aplicação de vidrados coloridos, formando desenhos de diferentes cores, sobre placas de barro cozido. Para evitar que as diferentes cores se misturassem durante a queima usavam moldes que vincavam o desenho. Estes vincos eram cobertos com uma mistura de óleo de linhaça, manganês e uma matéria gorda que impedia os vidros hidro-solúveis aplicados sobre os desenhos de se misturarem. Nos finais do século XVI surge uma nova técnica que consistia em contornar o desenho, sobre o barro cozido, com uma mistura de óleo de linhaça e manganês, a pincel, e encher depois o desenho com os vidros coloridos. A mistura de manganês com o óleo de linhaça apresenta depois de queimado um traço negro metálico.Este método ainda é usado actualmente.
Haveria ainda que falar de duas outras formas de corda seca, uma bem antiga e outra mais recente, mas fica para a próxima vez que hoje a conversa já vai longa.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

MAIS UMA COLAGEM


Agora tomei-lhe o gosto e não me canso de brincar com as colagens do Picasa.
Aqui fica mais um grupo de peças de porcelana, pintadas no atelier, várias técnicas, vários materiais, diferentes estilos.

AMALIA


Óleo sobre tela de Maria José Secca

Amália na sua casa de campo.
A natureza.
A alma.
O fado.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

PRÉMIO DARDOS


A Cintia teve a gentileza de me retribuir este prémio.

As regras já se encontram publicadas em post anterior.

Obrigada Cintia.

CERÂMICA








GIRINA GIRAÇA











Esta peça de barro vermelho,

modelado e vidrado pela Ana Mamede

queria ser um girino... e embora seja

bem gira é mais uma peixa, com ar

curioso e talvez espantado pela volta

que a artista lhe deu!

PORQUE AFINAL É GIRO





Um painel de fotos de um dia de trabalho no atelier!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A BRINCAR

COM O PICASA







Foi este o resultado...as minhas últimas telas...reais e modificadas...todas juntinhas...
Aprendi umas coisas e a brincadeira foi gira...

ALFONS MUCHA (1860-1939)


Ilustrador e designer gráfico que depois de ter trabalhado em Viena e Munique, se fixou em Paris, tornando-se o artista mais conhecido do estilo Arte Nova nas artes gráficas. A sua fama começou com a ilustração dos posters para os espectáculos de Sarah Bernhardt e nos anos que se seguiram manteve-se sempre ocupado com as muitas solicitações para ilustrar cartazes, menus, programas para espectáculos e livros. Dedicou-se também à criação de painéis decorativos ainda hoje reproduzidos e usados sobre papel ou seda. Para além disto Mucha produziu um livro de Figuras Decorativas, dedicados à figura humana, especialmente mulheres e crianças. Um outro livro dedicado a Elementos Decorativos com desenhos, baseados em elementos naturais e destinados a papéis de parede, mobiliário, cerâmicas, talheres, vitrais, jóias e até bordados. Estes estudos incluem ornamentos gráficos, letras e bordaduras ainda servindo de inspiração para muitos artistas e artesãos.

domingo, 17 de agosto de 2008

MENTIRA


Pequim falsificou cerimónia de abertura dos Jogos
ABEL COELHO DE MORAIS


Esta noticia detalhada encontra-se no blog da Isabel Filipe

LEIA POR FAVOR