segunda-feira, 24 de março de 2008

A MALDIÇÃO DOS RELEVOS

Depois de muito tentar e errar cheguei à conclusão de que aplicar relevo sobre porcelana requer, certamente, um esconjuro ou um milagre!
Se depois de uma demonstração de algum Mestre compro o respectivo relevo e veículo de aplicação, mesmo cumprindo todas as regras, ele falha...
Se o aplico como manda o figurino, o queimo como manda a lei, ele falha...
Se experimento aplicá-lo, para corrosão, ele agarra-se à peça com todas as forças...
Se o aplico para lá ficar, inevitávelmente ele salta...
Seja branco ou para ouro, para texturar ou marcassita, o meu relevo, mostra-se sempre cheio de personalidade e só faz o que quer!
Como não acredito em esconjuros da próxima vez vou pedir um milagre e talvez um anjo bom me acuda ou... inspire alguém a dar-me uma receita milagrosa!
Estou farta de falhar...quero um relevo que não tenha vontade própria e se limite a ficar como eu quero, espero e até lho agradeço depois.
Isto não é só um desabafo...é quase um pedido de socorro!!!

PRATO COM LUSTRES


Neste prato o desenho do nenúfar foi canetado em castanho escuro, pintado com castanho, ocre e amarelo, no centro. Na barra foram canetados no mesmo tom de castanho diversos desenhos e padrões.A primeira queima a 780º e a segunda a 770º.
A barra foi pintada com tintas nos mesmos tons,lustres e ouro mate.
No centro, à volta do desenho, foi aplicado lustre castanho, ambar e laranja, diluidos com diluente para lustres e depois do prato ter sido passado com um pincel levemente molhado em terebentina para permitir a mistura dos lustres e criar efeitos de alastramento das cores.
Foi executado por Elsa Masters

domingo, 23 de março de 2008

ESPAÇO PARALELO

Este Blog tem agora um espaço novo, Expo do Paço das Artes, para exposição de trabalhos executados no meu Atelier por mim e pelas minhas alunas.
Nele estarão apenas as fotografias e descrição dos trabalhos, pois o Paço das Artes continuará a apresentar trabalhos com a respectiva descrição de execução.
Tanto num espaço como noutro estou à disposição para responder a quaisquer perguntas sobre os trabalhos apresentados ou dúvidas sobre técnicas que conheça e use.
Serão sempre bem vindas as visitas, as perguntas,as dicas e a partilha.