sábado, 18 de outubro de 2008

ESCULTURA ORGÂNICA




No passado dia 4 realizou-se o casamento da filha mais velha dos Senhores Embaixadores da Indonésia em Portugal, numa festa lindissima que incluiu a cerimónia realizada pelo Bispo D. Ximenes Belo e uma magnífica recepção, em que os sabores e decorações bem Portuguesas estiveram a par com os Orientais.
Da decoração das mesas faziam parte as esculturas de melancias representando flores que se vêm nas fotos.
São delicadas e belas estas esculturas!
Aqui, pelo atelier, estamos a pensar organizar um workshop para assistir a uma demonstração e "tentar" aprender esta arte... estamos abertas a quem queira inscrever-se para participar nisto que se prevê ser uma aventura bem divertida.
Oportunamente vos direi quando e como isto vai acontecer.
Fotos de Rija Durão

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

FLOR DE LOTUS



A semente do lotus pode ficar até 5.ooo, sem água esperando que as condições de humidade de que necessita a façam germinar. Nasce na lama, o caule atravessa a água e a flor abre quando atinge a superficie. Então mostra as suas pétalas brancas e luminosas, que têm a propriedade única de se auto limparem, livrando-se de poeiras e microorganismos. É também a única planta que regula o seu calor interior para os 35º, a temperatura do corpo humano. O botão tem a forma de um coração e as pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.
Venerada na India e no Japão a flor de lotus é simbolo de espiritualidade.
Para os chineses esta planta representa o passado pela flor seca, o presente pela flor aberta e o futuro pela semente que germinará.
Para os hindus está associada à ressurreição e à pureza porque nasce na lama e floresce ao sol, inspirando um caminho de purificação e transcendência em relação a tudo o que é impuro no mundo.
Na mitologia egipcia o lotus era considerado o simbolo da renovação, do renascimento, do nascer do sol e de tudo o que se constrói a partir daí.
Fotos Google

A ARTE COMO EXPRESSÃO DA VIDA


Mais um expressivo trabalho da Ana Mamede em que ao dramatismo da cor se alia a violência da tela mutilada. Simbologia quase mistica da realidade - a vida rasgada - e a capacidade redentora da auto regeneração.
Foto de Ana Oliveira

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

QUE DIA...


Depois de ter passado várias horas a pintar, de pé, debruçada sobre a mesa de trabalho, de tão cansada nem vejo bem...por isso vos deixo um painel, composto por várias placas de porcelana, que pintei à alguns anos atrás com pássaros e frutos...também não se vêm muito bem...achei adequado ao meu estado difuso!
Fotos e fotomontagem de Ana Oliveira

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

FENIX


A Fénix é um pássaro mitológico comum a várias civilizações e épocas da história.
Segundo a lenda grega vivia 500 anos, imolava-se pelo fogo, e renascia das cinzas.Simbolizava a eternidade, a imortalidade e a ressurreição após a morte.
Os egípcios falavam de um pássaro semelhante, o "Benu", estava ligado aos rituais de adoração ao sol que morre todas as tardes e renasce todas as manhãs. Representava também a vida para além da morte.
Para os árabes a fénix vivia mil anos, conhecia o dia da sua morte e nesse dia, instalando-se uma pira de madeira e folhas, esperava a morte entoando um cântico tão triste que se reuniam à sua volta muitos animais que de tristeza também morriam. Quando o fim se aproximava, um bater de asas incendiava-a até se transformar em cinzas de onde surgia uma jovem fénix.
Na china antiga a fénix, representada por uma ave maravilhosa, era o símbolo da felicidade, da força, da virtude, da liberdade e da inteligência. Na sua plumagem encontravam-se as cores sagradas: roxo, azul, vermelho, branco e dourado.
Na era cristã a fénix passou a representar a imortalidade e a ressurreição simbolizando o Cristo - morto e ressuscitado.
Fotos Google

terça-feira, 14 de outubro de 2008

E se...


"Eu sou o viajante do deserto que, no regresso, diz: viajei apenas para procurar as minhas próprias pegadas. Sim, eu sou aquele que viaja apenas para se cobrir de saudades. Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver."

Mia Couto em Venenos de Deus e remédios do Diabo.

Imagem Google

PORMENORES



Detalhes de um trabalho sobre porcelana branca, pintado com tintas purpura e metálicas.
Diversas variações de cor sobre o original.
Foto de Ana Oliveira

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

FLORES A QUEM AS MERECE...

Flores Simples


Flores Perfeitas

Flores feitas para os grandes sentimentos
Simples
Perfeitos

Fotos Google

domingo, 12 de outubro de 2008

RISCOS E CORES


Acrilico sobre tela numa geometria natural a brincar com as cores, de Lena Costa
Foto de Ana Oliveira