quarta-feira, 15 de outubro de 2008

FENIX


A Fénix é um pássaro mitológico comum a várias civilizações e épocas da história.
Segundo a lenda grega vivia 500 anos, imolava-se pelo fogo, e renascia das cinzas.Simbolizava a eternidade, a imortalidade e a ressurreição após a morte.
Os egípcios falavam de um pássaro semelhante, o "Benu", estava ligado aos rituais de adoração ao sol que morre todas as tardes e renasce todas as manhãs. Representava também a vida para além da morte.
Para os árabes a fénix vivia mil anos, conhecia o dia da sua morte e nesse dia, instalando-se uma pira de madeira e folhas, esperava a morte entoando um cântico tão triste que se reuniam à sua volta muitos animais que de tristeza também morriam. Quando o fim se aproximava, um bater de asas incendiava-a até se transformar em cinzas de onde surgia uma jovem fénix.
Na china antiga a fénix, representada por uma ave maravilhosa, era o símbolo da felicidade, da força, da virtude, da liberdade e da inteligência. Na sua plumagem encontravam-se as cores sagradas: roxo, azul, vermelho, branco e dourado.
Na era cristã a fénix passou a representar a imortalidade e a ressurreição simbolizando o Cristo - morto e ressuscitado.
Fotos Google

2 comentários:

Benó disse...

Bonita descrição e bonita foto, Ana.

Um abraço.

Ana Oliveira disse...

Benó
Obrigada. Uma foto escolhi por reflectir a ideia principal da lenda da fénix, a outra é por ser um desenho chinês que muito se usa na pintura em porcelana, como bem sabe.

Beijos

Ana