domingo, 9 de agosto de 2009

UM MUSEU EM OEIRAS

O PALÁCIO DO EGIPTO


Vista do Largo da Igreja
A escadaria de acesso à Galeria.

"As obras de reabilitação do Palácio do Egipto, inaugurado no passado dia 25 de Junho, permitiram criar um verdadeiro centro cultural em pleno coração do centro histórico de Oeiras. Neste edifício emblemático da vila nasceu aquela que será a maior galeria de arte do concelho, com cerca de 400 m2 de área.
O espaço, que durante vários anos esteve num estado de degradação progressiva, recuperou o seu antigo estatuto de Palácio, como pólo dinamizador, estando previstas actividades sócio-culturais.
O Palácio do Egipto está situado no centro da vila de Oeiras, a nascente da Igreja Matriz.
Sem que tal esteja provado, este Palácio dataria de 1705, o que o tornaria implicitamente a mais importante casa nobre de Oeiras até à construção do Palácio do Marquês de Pombal.
Para a sua inauguração, a autarquia apostou num grande nome, Salvador Dali.

«Dali: Sonhos de Literatura e Escultura»


Retrato do autor


Dois trabalhos em exposição

Ilustrações para "Alice no País das Maravilhas"


"Na galeria de arte do Palácio está patente um trabalho gráfico demonstrativo das suas constantes pictóricas - as relações entre Literatura e Arte e... uns fabulosos dotes de desenhador.
Poderão, deste modo, encontrar alguns reflexos de uma tradição literária universal onde não faltarão alusões à “Conquista do Graal”, às “Idades do Homem” ou referências ao mais puro estilo do imaginário medieval, como as obras “Alice no País das Maravilhas”, “Gargântua e Pantagruel” e até fabulações como “Tricórnio” ou “Pater Noster”.
Veremos também alguns alardes do imaginário de Dali através de esculturas carregadas de simbolismo e talento, numa viagem da alma humana, da escuridão à luz."
Fotos Google

2 comentários:

Fatima disse...

Ainda não visitámos....Esta em agenda!

AFRICA EM POESIA disse...

Passei para matar saudades...

VOU

Vou…
Venho …
E …
Fico…

Vou para onde?
Venho porquê?
E fico para quê?

Não sei …
Não encontro resposta…

Só sei…
Que vou…
Que venho…
E que fico…


E quando vou…
Quero ficar…
Porque sei que vou…
Que volto …
E quero ficar…



Lili Laranjo