quarta-feira, 28 de maio de 2008

POTE FAIANÇA


Este pote de faiança craquelada, foi decorado com um desenho de Rouen, cidade onde se produziram no século XVIII das mais belas e ricas faianças Francesas.
Neste caso foi usado o azul preto, que não sendo o mais próximo
da cor original, parece ser, actualmente a cor mais adequada para a realização deste tipo de trabalhos, dado que o azul dito de Delft é muito escuro e o azul cobalto se apresenta por vezes arroxeado, quando aplicado em zonas que exigem alguma transparência.
Depois queima, uma só para evitar qualquer percalço ao levar à mufla mais do que uma vez este tipo de faiança bastante frágil, foi aplicada uma patine, de betume judaico e terebentina, para realçar o craquelado.
Pormenor interessante - todo o desenho foi feito à vista, directamente na peça, pela artista.
Trabalho exec. por Elsa Masters

2 comentários:

ATELIER DA MI-CÀSINHA disse...

Ana,vai me desculpar, mas não estou nada de acordo contigo quanto ao azul cobalto...depois dou-lhe o nr do que uso e poderá ver que não altera nada... ROUEN sem azul cobalto...
Mas a peça ficou LINDA!!!! e deixemo-nos de dissertações...
Beijinhos,
Micá.

* Tem toda a razão quanto à foto...mas ela já foi tirada há tanto tempo que necessitei de a digitalizar o que a fez perder mais qualidade.(se bem que agora só uso a máquina digital...esta foto ainda foi tirada com uma analógica)

Ana Oliveira disse...

Micá
Obrigada pela dica, cá fico à espera do numero da cor. Em tempos também tive um azul muito bom para estes trabalhos, mas perdi-lhe o rasto. O problema é que em todos os livros de faiança francesa, Rouen, Gien, etc., este azul me parece sempre diferente do que consigo fazer, daí a dúvida.
Também eu tenho imensas dificuldades com as fotos até porque sou uma azelha com as máquinas, tenho quem tenha a paciencia de as fazer mas nem sempre sai o que seria melhor para publicar...
Beijo
Ana