quinta-feira, 6 de novembro de 2008

NO SÉCULO PASSADO


Apeteceu-me hoje olhar alguns trabalhos antigos e encontrei o primeiro rosto que pintei sobre porcelana, sozinha, apenas iniciada nesta arte tão complexa. A minha mãe tem-no na parede como uma relíquia e eu tenho apenas uma pequena foto.
Este que mostro foi o segundo que fiz, num seminário da Professora Elvira Aguiar.
Foi já no século passado, há 16 anos atrás, no tempo em que nos seminários da Elvira, enquanto ela pintava um rosto numa peça, cada uma de nós devia repeti-lo noutra peça igual, passo a passo, observando cada movimento, cada pincelada e tentando repeti-los o melhor possível.
Foram, em termos de trabalho, os momentos mais tensos por que passei, nesse seminário e nos que se seguiram, mas também em que mais aprendi...à minha custa...e tenho saudades!
Agora, com menos tempo, estou sempre a aprender na base da tentativa, da experimentação e às vezes da pura invenção...mas tenho saudades de ser aluna outra vez!


Foto de Ana Oliveira

6 comentários:

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Ana Oliveira,
Lindissimo trabalho...de uma beleza indiscritivel!
Os Seminários deixam saudades...imagino quantas! São momentos fantásticos a aprender...aprender...e ter aquela sensação que se tem muito mais para aprender!
Um abraço e um bom fim de semana
Maria Lemos

Mónica disse...

Olá. Está maravilhosa esta pintura, muito bonita mesmo!
Parabéns!

Benó disse...

Parabéns, Ana! Está um lindo rosto e apetece dizer: Parece uma boneca de porcelana!

Não quero deixar de dar os parabéns, embora fora do prazo, é certo, pelo aniversário do blogue.
É sempre com prazer que visito este cantinho pois, como sou também uma amante da pintura em porcelana, gosto de seguir as suas obras.

Aceite um grande beijo de carinho e incentivos para continuar o seu trabalho.

Seja Feliz!

Ana Oliveira disse...

Maria

É vedade, os seminários sempre foram para mim pontos de referência muito importantes, cujos trabalhos guardo como documentos, para os momentos de dúvida. Além disso tem razão, a mim sempre me dão a sensação de que não sei nada ao ver mãos que realizam coisas tão perfeitas. Lembro-me dos primeiros que fiz e por muito pateta que pareça, às vezes até me apetecia chorar de ver surgir resultado que eu pensava nunca iria conseguir...e a alguns nem perto cheguei!

Bom fim de semana

Bijos

Ana

Ana Oliveira disse...

Benó
Obrigada por tanto apreço.
A boneca realmente parece de "porcelana".
Obrigada pelos parabéns pelo aniversário, espero continuar a ser capaz de ter sempre coisas novas e interessats para vos mostrar.
Obrigada também pelo carinho e incentivo.
Bom fim de semana.

Um grande beijo

Ana

Ana Oliveira disse...

Olá Monica
Obrigada pela visita e pelo apreço.

Beijo