sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CIDADÃS EM PERIGO


Quando um simples gesto de renovar o B.I. pode ser uma armadilha!
Passo a contar.
Não se renova o B.I., agora é o cartão de cidadão.
Tudo bem, basta ir a um cartório, levar os cartões, disto, daquilo e daqueloutro e nem são precisas fotografias. Lá fui.
Documentos entregues a um senhor muito simpático que, às tantas, me levou a uma máquina, tipo ficção cientifica, do futuro já aqui.
Diz-me ele para me posicionar, olhar em frente e ficar quieta. Até aí tudo bem, a máquina moveu-se e ditou a minha altura, estranhamente a mesma do B.I. anterior, ou eu mirrei muito ou ela é tão perfeita que descontou os saltos das botas!
Diz-me, de novo, para me voltar a posicionar e tirar os óculos: o quê?? era para a foto! Segundos de pânico...sem óculos fico com os olhos semi-cerrados por momentos até me habituar...e não tinha tempo nem para pestanejar, então corajosamente olhei, meia cega, em frente e abri bem os olhos. Quando a imagem apareceu, enorme, no ecrã, evitei um grito de desespero e perguntei, muito baixo, ao dito senhor, se era aquilo que ia aparecer no meu Cartão de Cidadã, uma cara de olhos arregalados e cabelo colado à cabeça pela chuva! Pois que sim, mas que não me afligisse que dentro de cinco anos pode ser renovado e mudar a foto!!
Assim sendo deixo um aviso a todas as cidadãs que precisem do novo CC ou Cartão Único, como também lhe chamam:
Além dos documentos necessários não esqueçam de levar o cabelo arranjado, a maquillage adequada e aquela roupa, cuja gola enquadra o rosto de forma perfeita. É que a máquina é cruel, o senhor insensível às vaidades femininas e o pc do notário não tem photoshop!
E agora o meu C.U. fará de mim uma cidadã a monte durante cinco anos, porque vai desaparecer numa gaveta, vai ser o meu esqueleto dentro do armário. E não vale a pena pedirem-me para sair do armário, que não dou a cara até 2014!
Foto Google

12 comentários:

Carla disse...

Só voce me faria rir ás bandeiras despregadas a esta hora e morta de cansaço. Pense pelo lado positivo, pode fazer as asneiras que quiser durante cinco anos que ninguem a vai identificar com a dita foto. Um bom fim de semana e um beijão

Ana Oliveira disse...

Carla

Acreditas que foi isso exactamente que disse ao simpatico funcionário?
Pois foi, e ele sorriu amávelmente, como se eu não fosse a primeira a queixar-me.

Bom fim de semana

Beijos

Ana

Anónimo disse...

Oh Ana o que eu ri com este post!
Está demais e a situação é deveras preocupante... lol

CigarraJazz disse...

Não só soltei umas gargalhadas, como li este post aqui em casa em voz alta, o que também pôs a rir quem me ouviu.

Um abraço.

Beijaflor disse...

Olá Ana!Passei para desejar um optimo fim de semana e vá lá,
coragem, sai do armário.Até pode ser que tenhas a"má"sorte de te perderes por aí e tenhas que voltar ao "fotografo" eheheheheh.Beijokas e bom fim de semana

Ps:Rir é o melhor remédio

Ana Oliveira disse...

Fatima

Na verdade é preocupante, pois veja que a minha irmã tinha estado no mesmo dia, exactamente no mesmo sitio, com o mesmo senhor simpatico e contou-me depois que também saiu de lá a soprar...e não foi a única!
Se não nos acautelamos qualquer dia passamos a ser o 1º país da europa a entrar para o Guiness, pelo numero de mulheres feias por metro quadrado.

Beijos

Ana

Ana Oliveira disse...

Cigarra

Ainda bem que a história teve pelo menos essa vantagem...até eu jáconsigo sorrir hoje!

Beijos

Ana Oliveira disse...

Beijaflor

Boa ideia, essa de me perder por aí!

Bom fim de semana para ti também.

Beijos

P.S. Hoje já vou "sorrindo"

Paula Raposo disse...

Eu ainda não passei por essa experiência deprimente!! Mas ri-me...beijinhos.

Ana Oliveira disse...

Paula

Pois quando tiveres de lá ir...lembra-te das recomendações que aqui deixei e serás menos uma cidadã indignada.

Beijos

Ana

najla disse...

Bem, o que me ri com este post...
Olha, Ana, se antes eu ficava sempre horrorosa nas fotos e conseguia escolher entre 2 ou 3 possibilidades, agora então nem deve haver palavras para me definir...
Mais uma razão para fugir à guarda: não querer mostrar a foto do C.U....heheheheh

Ana Oliveira disse...

Najla

Pois é, já lá vai o tempo de ir ao fotografo, escolher a melhor pose e depois ainda poder escolher a melhor foto...agora acabou.
Só nos resta fugir a tudo o que for ocasião de mostrar o C.U....
:)

Beijo

Ana