quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

EDGAR DEGAS


"Degas é considerado vulgarmente como um dos impressionistas, todavia, tal afirmação revela-se um erro, visto que o autor nunca adoptou o leque de cores típico dos impressionistas, proposto por Monet e Boudin, e para além disso desaprovou vários trabalhos seus. Pelo contrário, Degas misturava o estilo impressionista - inspirado em Manet - com inspirações conservadoras, com bases assentes na Renascença italiana e no Realismo francês. Mas à semelhança de muitos modernistas - desta época ou de outras, veja-se Matisse, que viveu posteriormente -, inspirou-so muito nas odaliscas de Dominique Ingres."
Wikipédia
Foto Google

6 comentários:

pensamentosametro disse...

É verdade que sou admiradora incondicional do impressionismo, contudo Degas é a par de outros um dos meus preferidos, talvez pelo calor que transmite, não sei, como já te disse, não percebo nada de arte, mas sei do que gosto e do que me "enche o olho"


Bjos


Tita

kris disse...

estou como a Tita, de arte nada percebo...só aprecio o que me chama realmente a atenção..é o que da ser uma leiga no assunto...mas para isso existem os artistas..os entendidos na matéria :))


beijo**

Maria Clarinda disse...

Obrigada pela partilha!!!
Jinhos muitos

Ana Oliveira disse...

Tita

Embora atrasada (na resposta, claro) devo dizer que estou como em relação a Degas, calor de vida vivida é o que me transmite.

Beijos

Ana

Ana Oliveira disse...

Kris

Gostamos do que gostamos!
A arte é para os nossos olhos, para a nossa sensibilidade, e não cabe em rótulos, feitos apenas para facilitar a leitura de uma peça, no espaço e no tempo. (isto sou eu a dizer!)

Beijos

Ana

Ana Oliveira disse...

Maria Clarinda

É apenas uma partilha do que gosto, o resto é informação, devida ao autor.

Beijos

Ana