Acho que sim, está na hora que concretizar certos sonhos, que sonhados com a pessoa errada não levam a lado nenhum. Bora lá ver brilhar o sol sobre os turbantes coloridos, os azulejos maravilhosos, as mesquitas de mil tapetes...
De facto, foi no Império Otomano que a arte Iznik teve eventualmente, o seu grande esplendor mas, também é preciso saber que basta ir à Gulbenkian para a ver... Istambul fica longe e é caro!
Para além disso, o Chineses a dada altura fizeram imitações perfeitas deste tipo de obra...
E sim, escreve... já se tinha isso em mente... com fotos ficará ainda melhor!
me hate Sobre o iznik e do império otomano, pode ler-se ao fundo da 1ª página do blog, onde se fala na Arte pelo Mundo.É claro que na Gulbenkian, em vários pontos do país e por toda a restante península Iberica se encontram maravilhosos exemplos da arte Turca, no entanto há sempre quem goste de apreciar as coisas na origem. Sobre as imitações chinesas, dificilmente se lhes pode chamar isso, mas tu sabes mais sobre esse assunto do que eu. Obrigada pela dica. Quanto a escrever...já se teve isso em mente, é verdade...
IMARI - Japão.Decoração caracterizada pelo uso das cores azul ,vermelho e ouro, embora em alguns casos menos comuns também apareçam as cores verde e amarelo.O nome destas peças deve-se ao facto de terem sido manufacturadas em fábricas situadas perto da cidade de Imari, porto de mar por onde eram exportadas as porcelanas aí produzidas.
A ARTE PELO MUNDO
SATSUMA - Peças de protoporcelana, pasta entre a cerâmica e a porcelana, produzidas na provincia Japoneza de Satsuma, por artifices coreanos. Estas peças apresentam após a vidragem uma cor amarelada com craquelado muito fino.O tamanho deste craquelado depende do manuseamento da pasta.As primeiras peças foram utensilios para a cerimónia do chá e eram nas cores creme-rosado, cinzento e preto, imitando a cerâmica chineza Tang, ou cor de tartaruga.Este tipo de peças nunca foi exportado.No final do séc. XVIII a decoração com esmaltes e ouro, que era usado sólido e não liquido, inspirada na cerâmica de Kioto começou a ser exportada para o Ocidente.Os desenhos característicos destas peças representam Buda e os seus discípulos, mulheres, figuras de samurais, paisagens, flores e padrões de brocados.
A ARTE PELO MUNDO
Kakiemon - Japão, pintura caracterizada pela assimetria dos desenhos pintados nas peças, sobre fundo branco e pelo uso das cores: azul de cobalto, vermelho de ferro, amarelo e verde.Produzida pelos fornos de Arita.
A ARTE PELO MUNDO
PORCELANA DE DRESDEN - Augusto, o Forte, principe Saxonico, sempre sonhou produzir o "ouro branco", que chegava da China e do Japão.Encarregou o aprendiz de farmacêutico e alquimista Böttger de conseguir encontrar o segredo da pasta de porcelana, instalado no forte de Dresden. Em 1709, Böttger conseguiu a primeira fornada de porcelana branca, bem sucedida. Para esconder o segredo, Augusto instalou a manufactura num local onde ninguém pudesse entrar ou sair sem ser autorizado e onde os empregados trabalhassem e vivessem isolados. O local escolhido foi o castelo de Albrecht, nos arredores de Dresden, na localidade de Meissen. Assim a porcelana de Meissem foi a primeira porcelana Europeia.
A ARTE PELO MUNDO
Folha de Tabaco - Companhia das Indias - Familia Rosa. Outra composição
A ARTE PELO MUNDO
China Azul - Porcelana branca, decorada a azul cobalto. Dinastia Ming, período Wanli (1573-1619)
A ARTE PELO MUNDO
FOLHA DE CHÁ - Travessa de Companhia das Indias, disnastia Quing, nas cores: preto, vermelho ferro, dourado e família rosa, com elementos vegetalistas ditos "Folha de Chá".
A ARTE PELO MUNDO
FOLHA DE TABACO - Companhia das Indias - Familia Rosa. Com diversos motivos florais e vegetais, rica em cor e realçada a ouro, esta decoração foi desenvolvida na china, durante o seculo 17, no período da dinastia Quing, para encomendas Portuguesas.
A ARTE PELO MUNDO
NABESHIMA - Prato de porcelana Japonesa. Estas peças eram produzidas pelos fornos de Arita para a familia Nabeshima. As cores usadas eram o azul cobalto, o vermelho ferro, o verde e amarelo. Periodo Edo, sec.17.
A ARTE PELO MUNDO
IZNIK - nome pelo qual são conhecidas as faianças produzidas pelos fornos da cidade turca de Iznik. A corte Otomana deslumbrada pela beleza e técnica das porcelanas Yuan e Ming, impulsionaram a produção de cerâmicas com decorações cujas cores apareceram em três etapas: o azul cobalto. o turquesa e purpura e por fim o vermelho e verde.
A ARTE PELO MUNDO
COMPANHIA DAS INDIAS - FAMILIA ROSA.A porcelana chinesa foi introduzida na Europa pelos Portugueses.O nome Companhia das Indias é normalmente associado às peças chinesas trazidas para a Europa tanto pelos Portugueses como por outros paízes Europeus que formaram Companhias para o transporte marítimo entre o Ocidente e o Oriente,principalmente com a China mais do que com a India.O nome de Família Rosa deve-se ao historiador Jacquemart, que classificou a porcelana chinesa de acordo com as cores usadas na decoração.Assim a Família Rosa deve o nome ao uso da cor rosa - rouge de cassius - descoberta pelos Holandeses e que sucedeu à Familia Azul e Familia Verde.
Um raio de sol
De Pedrasnuas . Obrigada
ANJO DE LUZ
Obrigada Noémia Travassos
PRÉMIO DARDO RECEBIDO DE "PEDRAS NUAS" DO BLOG "SEI LÁ"
OBRIGADA
PARABÉNS LILI
500 SEGUIDORES
PARABÉNS WALLARTE
- " A função da Arte é abrir portas, e não fechá-las!"
4 comentários:
Embora lá Ana???
2007 friend
Acho que sim, está na hora que concretizar certos sonhos, que sonhados com a pessoa errada não levam a lado nenhum.
Bora lá ver brilhar o sol sobre os turbantes coloridos, os azulejos maravilhosos, as mesquitas de mil tapetes...
Beijos
Ana
De facto, foi no Império Otomano que a arte Iznik teve eventualmente, o seu grande esplendor mas, também é preciso saber que basta ir à Gulbenkian para a ver... Istambul fica longe e é caro!
Para além disso, o Chineses a dada altura fizeram imitações perfeitas deste tipo de obra...
E sim, escreve... já se tinha isso em mente... com fotos ficará ainda melhor!
me hate
Sobre o iznik e do império otomano, pode ler-se ao fundo da 1ª página do blog, onde se fala na Arte pelo Mundo.É claro que na Gulbenkian, em vários pontos do país e por toda a restante península Iberica se encontram maravilhosos exemplos da arte Turca, no entanto há sempre quem goste de apreciar as coisas na origem.
Sobre as imitações chinesas, dificilmente se lhes pode chamar isso, mas tu sabes mais sobre esse assunto do que eu. Obrigada pela dica.
Quanto a escrever...já se teve isso em mente, é verdade...
Ana
Enviar um comentário