domingo, 23 de novembro de 2008

VERA ISOYAMA


A Artista Brasileira Vera Isoyama desenvolveu uma técnica muito interessante e acessível para dar à pintura em tecido um aspecto vitrificado, usando cola Araldite. A foto mostra duas t-shirts feitas por Vera Isoyama com esta técnica, de que tomei conhecimento através do blog da Tete , que teve a gentileza de me dar as indicações necessárias para aceder ao site da artista.
O efeito parace ser muito interessante na imitação de pedras e vidros, que tanto se usam hoje no enfeite de vários tipos de vestuário. Também é possível usar esta técnica sobre pintura em madeira.
Estou ansiosa por experimentar, mas não quis deixar de partilhar desde já a descoberta (talvez seja novidade só para mim!!!)
Resumidamente, depois de pintado o desenho desejado no tecido, misturam-se os dois componentes da cola araldite e aplica-se a mistura sobre as partes em que se deseja o aspecto de vidro. A quantidade da cola aplicada determina o maior ou menor realçe, em termos de brilho e volume, da parte vitrificada.
Foto retirada do site da artista.

7 comentários:

Carla disse...

Viva Ana, o efeito final desta peças é impecavel, embora não faça o meu género adorava experimentar porque é sempre um desenho em que esta técnica seria a ideal. Obrigada por partilhar esta super dica, vou visitar este site. Bom fim de semana e um bj

Ana Oliveira disse...

Olá Carla
Também eu não aprecio muito este tipo de pintura no tecido, mas há desenhos e tipos de roupa que ficarão interessantes com alguns enfeites deste tipo.
Bom Domingo
Beijos
Ana

Tete Fontes disse...

Olá Ana, fiquei feliz por você ter postado o site de Vera Isoyama! Tenho recebido muitas perguntas de amigas que gostaram do meu trabalho! Eu tenho explicado da melhor forma possível, dentro das minhas limitações, que são muitas. Além das explicações, de como fiz o trabalho, também recomendo que entrem no Google, , da mesma forma que recomendei à você! Sou muito limitada no manuseio com o computador, por isso não postei o site de Vera que é uma das melhores artistas brasileiras! Tudo o que ela faz fica maravilhoso!!! Muito obrigada por tudo! Um beijinho Tete

Nádia Pinto disse...

OlÁ Ana!
São mesmo giríssimas.. fico à espera para ver o seu resultado.
Beijinhos
Nádia

Ana Oliveira disse...

Olá Nadia
Vou tentar assim que passe esta loucura de preparar a exposição,talvez antes do Natal.
Beijos

Ana

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Ana Oliveira,
Esta técnica produz trabalhos muito interessantes e bonitos por sinal ! As imagens que escolheu são um fantastico exemplo!
Um abraço e uma semana fantástica para si,
Maria Lemos

Ana Oliveira disse...

Maria
Acho a técnica interessante e vou experimentar assim que possa, embora a pintura em tecido não seja o que mais me agrada fazer, mas gosto de tentar de tudo um pouco.
Beijos

Ana